Jarbas's picture
Upload 175 files
b2f76ea verified
TÍTULO: O Jogo do Bicho
LOCAL: Brasil - Rio de Janeiro
DATA: Década de 80
INFORMANTE
SEXO: M
IDADE: 39 anos
ESCOLARIDADE: 4 anos
PROFISSÃO: Padeiro
OBSERVAÇÕES: o falante produz 'adapito' por "adapto".
- e o senhor joga, assim, lotaria, essas coisas?
- no bicho, o senhor joga?
-> não, não gosto de jogo de bicho não. é um jogo muito legal mas eu não me adapto muito, não. não dou, não é questão de sorte, entendeu, é porque eu não gosto. entendo muito, mas não gosto. gosto muito, como eu te disse, é... corrida de cavalo, não é, que eu faço meu joguinho, ligo o rádio, escuto, torço, tudo. isso é que eu gosto. agora, jogo do bicho, lotaria esportiva, isso é um roubo!
- loto...
-> isso, tudo é roubo, isso tudo é roubo!
- ora mas um dia pode ganhar.
-> vou ganhar o quê? vou perder!
- [...]
-> você ganhando, você está perdendo. você ganhando, você está perdendo. por exemplo, você desconta ali setenta por cento, você joga cem, só vale setenta. bom, setenta por cento. vocês estudam, sabem o que é setenta por cento, não é, você joga setenta por cento. suponhamos que você acerte no segundo semestre. você já está descontando setenta por cento do que você... ganhou, recebe o líquido, não é, descontado tudo, descontar, aquilo ali é setenta por cento é para pagar isso, aquilo, aqueloutro, imposto, tudo, não é, se você acertar esse dinheiro, no segundo semestre, o que é que te acontece, na próxima? você vai ter que pagar imposto daquilo que você ganhou.
- é.
-> você já está sendo roubado de entrada, tem um jogo que te desconta setenta por cento, já é um roubo. você bota cem cruzeiro, só vale trinta, já é um roubo. é um roubo mesmo. agora, então, você desconta, ganha ou não ganha, desconta, você acerta no segundo semestre. como é que você vai investir seu dinheiro para você pagar, vamos dizer, você ganhou quatrocentos milhões de cruzeiro. no segundo semestre, como é que você vai investir seu dinheiro para pagar logo o imposto de renda logo a seguir, não é, como é que fica? por exemplo, no meu caso. como é que eu vou pagar tudo isso, esse imposto todinho? se eu botar o dinheiro lá encostado, eu vou perder dinheiro. sou solteiro, com esse dinheiro todo, ele vão descontar logo na maior, não é, quarenta e dois por cento, não é, se eu não me engano. um negócio desses não me interessa, que ele nunca vão me descontar.
- hum.
-> e se eu investir eles também vão descontar. quer dizer que então, eu perco dinheiro toda vida. quer dizer que eu desconto na primeira vez que já vem descontado e vou descontar de novo!
- mas corrida de cavalo, então, não tem isso?
-> corridas de cavalo, não. corridas de cavalo não tem erro não.
- não? isso eu não conheço.
-> corrida de cavalo é o investimento dos rico, porque... o rico é o maior ladrão, não é, então é o seguinte, quando perguntam a ele "porque é que", no imposto de renda, perguntam a ele "como é, porque é que está sobrando esse dinheiro aqui?" "eu ganhei na corrida de cavalo." aquilo lá não dá recibo! você chega, joga e ganha. já é descontado já. lá tudo é descontado. você chega, joga, ganha, chega lá dá o talão, recebe e pronto. eles também não podem te provar contra.
- é.
-> que é que ele vão falar? vai ver que ganhou até um cavalo deles mesmo, não é,
- hum, hum.
-> você nunca ganhou, você nem entende de jogo de corrida de cavalo, mas fala que ganhou na corrida, pronto, acabou! não podem te falar mais nada.
- e se o senhor ganhasse uma bolada, assim, que é que ia fazer com esse dinheirão todo da corrida de cavalo?
-> que é que eu ia faz[...], não, esse dinheiro não dá para ganhar muito não. graças a Deus, por isso é que eu gosto dele.
- ah!
-> a gente só ganha pouco. é um jogo, jogo mais por esporte mesmo. eu jogo para ligar o rádio, ficar escutando, viu, e ter aquela vibraçãozinha assim. que de meia em meia hora a gente liga o rádio, não é, tem aquela vibraçãozinha.
- Rádio Difusora Fluminense, não é,
-> Difusora Fluminense, Rádio Mauá também dá.
- é, o senhor falou daquela vez Difusora...
-> é, não, a Rádio Mauá também dá!
- ai é?
-> é. não, mas escuto a Difusora Fluminense, não é, porque é, é directo e a Mauá, quando tem futebol, dá futebol, também.
- hum, hum.
-> e lá não, lá é só corrida de cavalo. a Difusora Fluminense é melhor, que é só corrida de cavalo.
- mas o senhor nunca fantasiou assim se o senhor ganhasse, assim, uma bolada, que é que o senhor faria com tanto dinheiro? nunca...
-> que é que eu ia fazer?
- não sei.
-> ia gastar do mesmo jeito! ia gastar. a única coisa que eu poderia fazer é o quê? comprar um iate, só.
- viajar!
-> não, não ia para longe, não, ia ficar aqui mesmo. que é que há? no Rio de Janeiro mesmo, só nessas aguinha daqui só, água mansa. é. muita negra, não é, dentro do barco e pronto. a gente ia gastando, ia dando até ficar duro de novo. é a melhor coisa que tem é você ser sem dinheiro, viu,
- porquê?
-> ah! você se sente feliz, porque você luta para ganhar ele, você sabe que tem dificuldade, você dá valor a ele. agora se você tiver dinheiro, não. tem problema não, posso gastar, porque tem lá para ga[...], para apanhar e gastar de novo. tem donde tirar. e agora, se você é dura, então você é, está sempre bem. você sai "puxa vida" deve, tem momentos na vida que você pensa "não posso nem morrer!" é. "eu não posso nem morrer agora." tem momentos não. [...] se você viver ou morrer para você é a mesma coisa. você pode não pensar assim agora, não é, mas um dia você ainda vai pensar "poxa vida, se eu morresse hoje, eu morreria tranquilamente." mas tem momentos na vida que você está botando a mão para o céu e - você não bota nem a mão para o céu, que você não tem tempo para isso - você está pensando "Deus me livre, eu não posso morrer agora. se morresse agora, ia morrer com a consciência bem ruinzinha.", entendeu, por isso é... que... eu tenho essa ideia, o pobre é sempre feliz, porque ele luta, ele batalha pelo dia-a-dia. ele quer saber sempre que tem para ele comer, é o mais importante para ele, não é,
- hum, hum.
- quer saber que ele tem para almoçar, jantar e que ele vai lutar e vai ganhar mais para fazer a mesma coisa. mas já o rico não. o rico já pensa em como te pagar, não é, é a diferença. como te roubar para te pagar. tira de você para pagar a você mesmo, não é,
- é a preocupação.
- é, que você, você, vamos dizer, você é professora, você dá aula no colégio do homem, não é, você estuda lá também. quer dizer que ele está pensando como te roubar para te pagar! é isso tudo.